Ênfases

Ênfase: Alimentos

A Ênfase de Alimentos busca proporcionar ao profissional uma formação para além de um mero conhecimento da composição química dos alimentos e bebidas. Assim, em seus objetivos estão o estudo físico-químico das reações químicas que ocorrem no interior de alimentos e bebidas durante e após a sua colheita ou obtenção, bem como ao longo do processamento e estocagem. Paralelamente, essa formação abre o caminho para posterior especialização em desenvolvimento de novos produtos alimentícios como os nutracêuticos, por exemplo.

Os profissionais formados nessa ênfase poderão influenciar substancialmente os padrões de qualidade de alimentos e bebidas e, ao mesmo tempo, interagindo com outros profissionais de formação complementar, propiciar a oportunidade de orientar e implementar alterações tecnológicas com fundamento em conhecimento de parâmetros físico-químicos.

O IQSC-USP possui em sua constituição diversos profissionais que tem contribuído para o conhecimento da química de bebidas (não- alcóolicas e alcoólicas) e alimentos apresentando novos métodos analíticos para o controle de sua qualidade, bem como contribuindo para a explicação de suas propriedades em função de sua composição química.

Grade Curricular da ênfase Alimentos

Ênfase: Ambiental

A Ênfase Ambiental busca proporcionar ao profissional uma visão global do ambiente, percebendo as consequências físicas, químicas e biológicas decorrentes das ações, principalmente antropogênicas, nos processos existentes no nosso planeta. Essa ênfase está embasada no contexto atual de sustentabilidade. Um curso de química com orientação em Química Ambiental fornece os subsídios para que o estudante adquira uma formação química que privilegie o meio ambiente.

Os profissionais com essa formação compreenderão processos de movimento e estocagem de materiais no ambiente, adquirindo ainda ferramentas para o diagnóstico e a interpretação de resultados sobre o comportamento de xenobióticos (substâncias estranhas a um meio) no ambiente, levando em conta a qualidade de vida do ser humano. Paralelamente, se pretende iniciar o aluno no desenvolvimento de materiais e processos para o meio ambiente.

Grade Curricular da ênfase Ambiental

Ênfase: Gestão de Qualidade

A Ênfase Gestão de Qualidade busca formar um profissional com conhecimento fundamental de sistemas e ferramentas para a gestão de qualidade em Química. A Química tem assumido cada vez mais seu papel de impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico em várias áreas do conhecimento. Sua inter-relação com áreas como Biologia, Medicina/Farmacologia, Ambiental, Alimentos, Geologia e outras, tem mudado a visão atual a respeito de sua importância em um mundo em evolução. Avanços na área de Saúde Pública (a exemplo do desenvolvimento de fármacos mais específicos, eficientes ou de custo mais baixo), Bioquímica (estudos sobre Genoma e Proteoma), qualidade de alimentos, combustíveis alternativos (biomassa, carvão, xisto) e muitos outros dependem da Química.

Dessa forma, a Química possui atualmente sistemas de controle social de suas atividades, por meio de organizações como o OECD, US-EPA, FDA, dentre outras. Assim, surgiram modelos de Gestão de Qualidade em Química, visando permitir o seu desenvolvimento responsável. O profissional formado nessa ênfase possuirá conhecimentos em sistemas como GLP, ISO e outros, os quais permitem um melhor controle das atividades da química, por meio do uso desses procedimentos internacionalmente aceitos.

Grade Curricular da ênfase Gestão de Qualidade

Ênfase: Materiais

A Ênfase em Química de Materiais deve proporcionar ao profissional a capacidade de exercer todas as atribuições normais de um Químico Industrial, além de permitir a ele propor novos métodos de síntese e preparação de materiais para a engenharia ou outras atividades, compreendendo a relação entre estrutura e propriedade desses materiais e compreendendo fenômenos físico-químicos ligados à sua conservação.

Os avanços mais recentes da Ciência e Tecnologia de Materiais têm posto em evidência a relevância e urgente necessidade de desenvolver os domínios da química da síntese, caracterização e reatividade de sólidos A importância tecnológica e econômica da preservação de materiais tem também ditado a necessidade de desenvolver processos e tecnologias que estão estritamente associados ao conhecimento da estrutura e reatividade dos materiais a proteger; bem como ao desenvolvimento dos produtos e processos de proteção.

O profissional formado nessa ênfase terá a devida iniciação à investigação e ao conhecimento de métodos experimentais modernos e essenciais para o estudo e desenvolvimento industrial de processos de produção, transformação e proteção de materiais.

Grade Curricular da ênfase Materiais