Mercado de Trabalho

O perfil profissional do egresso do curso de Bacharelado em Química do IQSC segue as mesmas normas do Parecer CNE/CES 1.303/2001 da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação aprovado em 6/11/2001 e a Resolução CNE/CES número 8 de 11/03/2012.

Além disso, nosso curso de Bacharelado em Química busca capacitar os profissionais para:

  • Transformar a aprendizagem em um processo contínuo que propicie a incorporação, reestruturação e criação de novos conhecimentos.
  • Selecionar e organizar as informações a fim de aglutinar os conhecimentos específicos de forma apropriada para a resolução de problemas relacionados à sua atuação profissional e cidadã além de serem capazes de expor esses conhecimentos usando as mais diversas ferramentas de comunicação científica e técnica.
  • Desenvolver habilidades relacionadas à coleta e tratamento de informações relevantes a sua atuação profissional.
  • Desenvolver habilidades no planejamento de experimentos e exposição de seus resultados.
  • Trabalhar com autonomia e responsabilidade.
  • Desenvolver pró-atividade e agilidade no contínuo aprofundamento de seus conhecimentos acompanhando as rápidas mudanças tecnológicas e inerentes a um mercado globalizado.
  • Aprender a tomar decisões contemplando uma visão holística, ou seja, considerando possíveis impactos ambientais ou de saúde pública, ao atuar na implantação de novos métodos ou processos químicos e industriais.

No âmbito da regulamentação profissional, a RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 36 DE 25.04.1974 dá as atribuições aos profissionais da Química, estabelecendo critérios para a concessão dessas atribuições, enquanto o DECRETO Nº 85.877, DE 07 DE ABRIL DE 1981 estabelece normas indicando o elenco de atividades compreendidas no exercício da profissão de químico, inclusive delimitando as atividades privativas desse profissional e aquelas que não são de sua exclusividade.