Comissão Coordenadora do Curso (CoC)

O que é a CoC?

A Comissão de Coordenação de Curso (CoC) é uma comissão criada a partir de proposição da CG, de acordo com a Resolução CoG No 5500, de 13 de janeiro de 2009.

A CoC está vinculada à CG e tem como função acompanhar e organizar, de maneira mais cotidiana, o desenvolvimento do curso, zelando pela sua qualidade e em busca das metas do projeto pedagógico.

O coordenador deve preocupar-se com aquilo que é fundamental e necessário para o adequado andamento e desenvolvimento do curso, tanto no aspecto geral/coletivo quanto no específico (relativo à progressão do aluno no curso). Para tanto, nas necessidades, deve procurar as respostas na comunidade, incentivando a cooperação e o compromisso de todos.

Atribuições

São atribuições da CoC de acordo com a Resolução CoG No 5500, de 13 de janeiro de 2009, em consonância à CG:

  1. coordenar a implementação e a avaliação do projeto político pedagógico do curso considerando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as Diretrizes Curriculares vigentes e, no caso de cursos de licenciatura, o Programa de Formação de Professores da Universidade;
  2. encaminhar propostas de reestruturação do projeto político pedagógico e da respectiva estrutura curricular (disciplinas, módulos ou eixos temáticos) à CG da Unidade à qual o curso ou habilitação está vinculado, ouvidos, quando for o caso, os Departamentos;
  3. coordenar o planejamento, a execução e a avaliação dos programas de ensino/aprendizagem das disciplinas, módulos ou eixos temáticos;
  4. elaborar a proposta de renovação de reconhecimento do curso;
  5. analisar a pertinência do conteúdo programático e carga horária das disciplinas, módulos ou eixos temáticos, de acordo com o projeto político pedagógico, propondo alterações no que couber;
  6. promover a articulação entre os docentes envolvidos no curso ou habilitação com vistas à integração interdisciplinar ou interdepartamental na implementação das propostas curriculares;
  7. acompanhar a progressão dos alunos durante o curso ou habilitação, propondo ações voltadas à prática docente ou à implementação curricular, quando for o caso;
  8. propor à CG alterações do número de vagas do curso ou habilitação, ouvidos, quando for o caso, os Departamentos envolvidos;
  9. submeter a proposta global do respectivo currículo à CG da Unidade, à qual o curso ou habilitação está vinculado;
  10. outras funções que lhe forem atribuídas pelo CoG ou que lhe forem delegadas pela CG da Unidade responsável pelo oferecimento do curso ou habilitação.

Composição

A composição da Comissão Coordenadora do Curso de Bacharelado em Química (CoC) pode ser consultada na página da Instituição em Comissões Acadêmicas Regimentais.