Informações Sobre Estágios

Estágio Obrigatório

O estágio obrigatório é uma ferramenta de ensino complementar que visa permitir ao graduando do IQSC a oportunidade de vivenciar o ambiente de trabalho numa Instituição Pública, Privada ou de Economia Mista não-acadêmica, bem como aprender métodos de trabalho ligados à sua formação. O estágio constitui uma disciplina optativa eletiva, oferecida tanto aos alunos da Habilitação Tecnológica quanto àqueles da Habilitação Fundamental.

O estágio só pode ser realizado após 80% dos créditos totais do curso terem sido cumpridos.

O estágio deve ser cursado dentro do período letivo do ano em que o graduando realizar a matrícula e respeitar a carga horária mínima descrita na ementa da disciplina no Sistema Júpiter Web. Há uma única disciplina para Estágio Obrigatório na Estrutura Curricular, denominada de Estágio em Química.

Antes de matricular-se na disciplina o aluno deve verificar junto ao serviço de graduação se a empresa onde deseja realizar estágio possui Termo de Convênio assinado com o IQSC. Caso não haja, o aluno deve levar um modelo de Termo de Convênio para a empresa analisar e trazer assinado pelo responsável legal pela Empresa.

O aluno deve manter contato ao longo de todo o período de Estágio com o docente responsável pela disciplina. Ao término do estágio, será exigida uma monografia, um painel e um atestado de assiduidade, especificando o número de horas cumpridas. Cabe ao docente da disciplina de estágio o gerenciamento dessa documentação específica ao cumprimento das atividades programadas. A Avaliação é feita por entrevista na apresentação oral do painel.

Maiores informações podem ser obtidas diretamente junto ao Serviço de Graduação.

Estágio Não-Obrigatório

O estágio não-obrigatório é uma ferramenta de ensino complementar ao Estágio Obrigatório para os graduandos em Habilitação Tecnológica, o qual visa permitir ao graduando do IQSC a oportunidade de vivenciar o ambiente de trabalho, bem como aprender metodologias de trabalho ligadas à sua formação. De forma equivalente, ele permite ao graduando na Habilitação Fundamental desfrutar de tal oportunidade de aperfeiçoamento e vivência. Atualmente a disciplina de estágio que permite estágio não-obrigatório é denominada de Estágio em Química II.

O estágio deve ser cursado dentro do período letivo do ano em que o graduando realizar a matrícula e respeitar a carga horária mínima descrita na ementa da disciplina no sistema Júpiter Web.

Antes de se matricular na disciplina o aluno deve verificar se a empresa onde deseja realizar estágio possui Termo de Convênio assinado com o IQSC no serviço de graduação. Caso não haja, o aluno deve levar um modelo de Termo de Convênio para a empresa analisar e trazer assinado pelo responsável legal pela Empresa.

Maiores informações podem ser obtidas diretamente junto ao Serviço de Graduação.

Estágio em Laboratórios de Pesquisa no Exterior

O Estágio em Laboratório de Pesquisa no Exterior é uma disciplina optativa livre que permite ao aluno do IQSC obter uma vivência em laboratórios de pesquisa em Instituições de Ensino no Exterior ou Centros de Pesquisa em projetos de colaboração científica ou tecnológica com laboratórios de pesquisa no IQSC. Os recursos para a realização deste estágio devem ser obtidos pelo orientador no IQSC e no exterior ou devem ser obtidos pelo próprio graduando.

O projeto de pesquisa conjunto a ser realizado pelo aluno deve ser aprovado pela Comissão de Graduação do IQSC, até uma semana antes do período de matrícula. O período do estágio não poderá ultrapassar 10 meses e deverá ser realizado sem interrupção.