Manual do Calouro

A partir de 2016 o Manual do Calouro da USP tornou-se um portal reunindo uma diversidade de informações que facilita a chegada e a integração dos novos alunos ao ambiente universitário da USP.

Do Jornal da USP
Publicado em InstitucionalUSP Online Destaque por Redação em 30 de janeiro de 2015.

Os novos alunos da Universidade de São Paulo já podem tirar todas as suas dúvidas sobre como chegar aos campi, fazer as matrículas, encontrar seus locais de aula, utilizar os meios de transporte, consultar o calendário escolar etc. Todas as informações estão disponíveis na nova versão online do Manual de Calouro. No site o estudante vai encontrar um ambiente criado especialmente para acolhê-lo e orientá-lo numa das maiores e mais importantes instituições de ensino superior na América Latina.

O pró-reitor de Graduação da USP, Antonio Carlos Hernandes, lembra que o Manual de Calouro é uma ferramenta importante no novo cotidiano, e faz questão de dar a sua mensagem de boas-vindas. “Este é um momento particularmente especial para todos nós”, observa. “A chegada de novos estudantes traz a certeza da renovação da Universidade, da confirmação dos compromissos que temos com as gerações futuras e da necessidade de rever e construir novas ideias, de promover os talentos de cada um, bem como os laços de amizade e cordialidade.”

O professor aposta na energia dos jovens: “O brilho nos olhos, a capacidade de sonhar, a inquietação e a vontade de mudar nos revigoram a cada ano. E a Pró-Reitoria de Graduação tem a honra de receber os novos estudantes e acolhê-los no seio de uma das universidades mais importantes do Hemisfério Sul. O ambiente acadêmico e científico da USP permitirá uma fase de intensas descobertas e transformações”.

Nessa nova fase em que se transforma de impresso para online, o Manual do Calouro segue sendo um instrumento importante de integração. Sua coordenação e produção ficam a cargo da Pró-Reitoria de Graduação e da Superintendência de Comunicação Social (SCS) da USP. “Através dele, milhares de jovens começam a descobrir o real significado de ser estudante de uma universidade pública”, observa Lupércio Tomaz, diretor do Departamento de Marketing da SCS, responsável pelo planejamento e formatação do conteúdo. “O Manual do Calouro foi criado há 19 anos com o intuito de tirar todas as dúvidas dos estudantes. Circulou primeiro na versão impressa e, agora, passa a ser um portal.”