Edição 2023 do Workshop da Graduação do IQSC-USP discutirá novos caminhos do curso

No dia 24 de abril de 2023, segunda-feira, o Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP), através da Comissão de Graduação (CG), realiza o VIII Workshop da Graduação.

O evento facilita a colaboração e a comunicação entre docentes e alunos, possibilitando a reflexão sobre a estrutura curricular do curso de Bacharelado em Química oferecido pela Unidade, visando a modernização e flexibilização da estrutura das ênfases: Química de Alimentos, Ambiental, Materiais e Gestão de Qualidade.

Participação

O Workshop de Graduação é aberto a todos os interessados, porém estão particularmente convidados todos os alunos de graduação e docentes do Instituto, além dos docentes de outras unidades que ministram aulas para o curso de Bacharelado em Química. Quanto maior for a participação mais e melhores resultados serão obtidos.

O evento acontece no anfiteatro “Prof. Edson Rodrigues” no térreo do edifício Q1, podendo ser ampliado para outras dependências da unidade, para atender o público participante.

Aos alunos participantes serão conferidos certificados que poderão ser cadastrados como Atividade Acadêmica Complementar. É necessário fazer a inscrição em cada evento da programação e assinar a lista de presença durante o evento.

O Workshop integra a programação das comemorações dos 50 anos do Bacharelado em Química da unidade.

Inscrições: www.iqsc.usp.br/eventos

Contato: svgrad@iqsc.usp.br – assunto: “Workshop” ou 3373-9904

09h – Recepção e cerimônia de abertura
Após o evento de abertura, será feito o lançamento do Edital do Concurso para seleção do selo comemorativo dos 50 anos do curso de Bacharelado em Química.

10h – “Integração curricular: um novo paradigma?
Prof. Dr. Luis Henrique Souza Guimarães
Presidente da Comissão de Graduação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP
A sociedade está em constante transformação, exigindo cada vez mais profissionais qualificados, críticos, proativos e colaborativos, integrados a diversidade de realidades sociais, econômicas e ambientais. Assim, os cursos de graduação devem estar atentos a essa demanda, buscando os melhores caminhos para a formação de nossos alunos.
É neste contexto que a USP vem debatendo importantes temas, como a Integração Curricular, o Ensino Multiprofissional, o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação, bem como as atividades de extensão.
Ampliar esse debate com toda a comunidade universitária é fundamental para a tomada de decisões.

14h – “O que os números do Bacharelado em Química/IQSC nos mostram?”
Prof. Dr. Julio César Borges
Presidente da Comissão de Graduação do IQSC-USP
Exposição de indicadores do curso sob uma perspectiva histórica da estrutura de ênfases, de forma a subsidiar discussões e apontar caminhos para manter a excelência do curso e prepará-lo para os desafios que se apresentam num mundo dominado pelas ferramentas de comunicação e pelo imediatismo.

15h – “Modernização e flexibilização da estrutura de ênfases”
Prof. Dr. Roberto Luiz Andrade Haiduke
Coordenador do curso de Bacharelado em Química do IQSC/USP
Discussão de propostas que buscam a modernização e a flexibilização da estrutura de ênfases do curso de Bacharelado em Química do IQSC.

16h – Apresentação da síntese das discussões