USP - Universidade de São Paulo

Programa Unificado de Bolsas (PUB): inscrições e principais mudanças

As inscrições de projetos para o Programa Unificado de Bolsas (PUB) estarão abertas de 01 a 18 de junho de 2024, no sistema Juno. Cada docente poderá inscrever até três projetos, desde que sejam de vertentes distintas: ensino, pesquisa e inovação, cultura e extensão e inclusão e pertencimento.

Os projetos e respectivos bolsistas da vertente Pesquisa e Inovação deverão ser cadastrados no Programa de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de São Paulo e observar o disposto na Resolução CoPq 7236/2016.

Cada Pró-reitoria gerenciará os projetos e bolsas de sua respectiva vertente, portanto as dúvidas devem ser encaminhadas de forma respectiva:
Vertente Ensino: pubensino@usp.br
Vertente Pesquisa e Inovação: pubpesquisa@usp.br
Vertente Cultura e Extensão: pubceu@usp.br
Vertente Inclusão e Pertencimento: pub.prip@usp.br

Na seleção do bolsista, o docente pode levar em consideração a pontuação obtida na avaliação socioeconômica no PAPFE24 – Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil.

Estudantes

No período de 29 de julho a 18 de agosto de 2024, os estudantes poderão se inscrever em até três projetos PUB-USP pelo sistema JupiterWeb, desde que estejam regularmente matriculados e tenham disponibilidade para dedicação de quarenta horas mensais ao projeto, entre outros requisitos.

Segundo comunicado da Pró-reitoria de Graduação “não será necessário que o estudante se inscreva no PAPFE, pois se trata de um cadastro específico das políticas de permanência estudantil, enquanto o foco principal do PUB é o aprimoramento da formação cidadã, acadêmica e profissional. Convém ressaltar que beneficiários dos auxílios também participam do PUB”.

Os selecionados receberão bolsa mensal no valor de R$ 700,00 (setecentos reais) de 01 de setembro de 2024 a 31 de agosto de 2025.

O PUB

O Programa Unificado de Bolsas de Estudos para Apoio à Formação de Estudantes de Graduação (PUB-USP) é uma ação integrada das Pró-Reitorias de Graduação, Pesquisa e Inovação, Cultura e Extensão Universitária e Inclusão e Pertencimento da Universidade de São Paulo que visa ao engajamento do corpo discente em atividades de ensino de graduação, pesquisa, cultura e extensão e inclusão e pertencimento, de modo a contribuir para a formação cidadã, acadêmica e profissional dos alunos regularmente matriculados.

Acesse aqui o Edital PUB 2024/2025.

Sugestão de leitura: “USP investirá R$ 41 milhões em bolsas para o aprimoramento acadêmico dos alunos de graduação

Notícia cadastrada por Sandra Zambon, com informações da Pró-reitoria de Graduação/USP