USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

Bacharelado em Química

Objetivo

O objetivo do curso é a formação do profissional Químico (Bacharel em Química) que possa atuar em atividades de pesquisa científica e de desenvolvimento tecnológico, seja no meio acadêmico, em instituições de pesquisa, na iniciativa privada ou em órgãos regulatórios.

O curso

O curso é oferecido em período integral (matutino e vespertino) e possui duas habilitações. A Habilitação Fundamental tem duração ideal de 4 anos. A Habilitação Tecnológica tem duração ideal de 4,5 anos, possuindo Ênfases em: (i) Alimentos, (ii) Ambiental, (iii) Gestão de Qualidade e (iv) Materiais. São oferecidas 60 vagas anualmente, com ingresso pelo vestibular da FUVEST (42 vagas) e também com vagas oferecidas pelo ENEM/USP (18 vagas).

 

Habilitações e Ênfases do Curso de Bacharelado em Química do IQSC

Ao iniciar o curso de graduação, independentemente de sua vocação, todos os alunos recebem a formação fundamental que envolve disciplinas de Comunicação e Expressão e Química Geral. Como parte da sua formação científica básica, os estudantes seguem disciplinas de Física, Estatística e Matemática. Ao avançar no curso, gradativamente, os estudantes entram em contato com as áreas especificadas da Química: Química Analítica, Química Orgânica, Química Inorgânica, Físico-Química e, Bioquímica, com o objetivo de lhes proporcionar conhecimentos fundamentais necessários em áreas nas quais futuramente atuarão. A Estrutura Curricular é organizada para que os estudantes possam optar pela Habilitação Fundamental ou Tecnológica/Ênfase de sua escolha no quarto período do curso.

 

As habilitações e ênfases dizem respeito a especialização que o estudante deseja seguir em sua carreira profissional. Destaca-se, porém, a possibilidade de reescolha de habilitação e/ou de ênfase no decorrer do curso. 

 

A Habilitação “Fundamental” é direcionada para o profissional que deseja seguir a carreira de pesquisador acadêmico, analista ou desenvolvedor de produtos em Centros de Pesquisa e Indústrias. A Habilitação “Tecnológica” é orientada para aqueles que desejam integrar-se à atividade industrial no desenvolvimento de produtos e processos, além da parte de Gestão de Qualidade Laboratorial e de Produtos para o Meio Ambiente.  Esses profissionais também podem atuar em pesquisas acadêmicas e tecnológicas aplicadas ao Meio Ambiente, Materiais, Gestão de Qualidade e Alimentos.

 

Para as Habilitação Tecnológica, devido ao conjunto específico de disciplinas integradas para cada Ênfase, o profissional formado, além das atividades atribuídas ao Bacharel em Química, pode atuar nas áreas de tratamento de resíduos, gestão de qualidade, desenvolvimento de processos e supervisão de processos industriais. Essas atribuições são conferidas pelo Conselho Federal de Química (CFQ) ao chamado “Químico Industria. Adicionalmente, a sistemática das ênfases acrescenta conhecimentos específicos além das áreas de atuação supracitadas, propiciando um interessante diferencial ao profissional formado pelo IQSC.

Iniciação Científica como Atividade Formadora

A iniciação científica, pelo contato com o exercício de produzir conhecimentos e inovação tecnológica, contribui para o enriquecimento conceitual e desenvolvimento de diversas habilidades tais como o senso crítico e a capacidade de tomada de decisões.

O IQSC possui uma vocação à pesquisa, contando com uma diversidade de grupos dedicados a essa atividade. Esses grupos possuem adequada infraestrutura, propiciando aos discentes da graduação oportunidades de estágios de iniciação científica. Essa atividade permite ao corpo discente expandir sua formação teórico-experimental, buscar, selecionar e usar informações, assim como aperfeiçoar sua capacidade de correlacionar conceitos, apresentando soluções aos problemas enfrentados. Além disso, essa atividade contempla a participação em projetos de pesquisa, grupos de trabalho, discussões acadêmicas, seminários e congressos científicos.

Recomenda-se a todos os alunos e alunas que participem desta atividade independentemente da Habilitação escolhida, em função do papel fundamental na formação dos graduandos e graduandas. O estudante deve, contudo, procurar, esse tipo de atividade após aprovação no primeiro período de curso, em todas as disciplinas.

A atividade de IC é regulamentada e acompanhada pela Comissão de Pesquisa do IQSC, para maiores detalhes consulte o site da CoPesq.

Estágio e Monografia

Na estrutura curricular do Bacharelado em Química do IQSC, o estudante poderá completar sua formação realizando uma Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso) ou um Estágio supervisionado tanto para a Habilitação Fundamental como para a Habilitação Tecnológica. Caso deseje, e não haja impedimento com relação ao tempo máximo de conclusão de cursos, o discente poderá realizar o Estágio e a Monografia em semestres letivos separados.

Intercâmbio Internacional e Nacional

Respeitada a regulamentação vigente, faculta-se o intercâmbio de estudantes em disciplinas ou em estágios em unidades da USP ou em outras instituições de pesquisa e de ensino superior. Os créditos obtidos, mediante solicitação ao Serviço de Graduação, poderão ser aproveitados como: (i) créditos em disciplinas optativas livres ou (ii) créditos-equivalentes a disciplinas obrigatórias, atendidos os critérios de compatibilidade.

Para saber mais sobre a relação com as Instituições Internacionais para intercâmbio, veja a página da Comissão de Cooperação Internacional do IQSC (CCInt).

 

Habilitações oferecidas para o curso
História do Curso