Olimpíada Brasileira de Química do Ensino Superior recebe inscrições

Inscrições prorrogadas até 22/07

A VI Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química (OBESQ) é promovida pela Associação Brasileira de Química (ABQ) e coordenada pela Universidade Federal do Ceará (UFC) por meio de sua Pró-Reitoria de Extensão. Destina-se a graduandos de instituições públicas e privadas de todo território nacional e que estejam regularmente matriculados durante todo o processo seletivo.

Além de descobrir e incentivar jovens com talento e aptidões para o estudo da Química, também são objetivos da Olimpíada: permitir aos estudantes a aplicação de seus conhecimentos e suas habilidades em um espírito olímpico, estimulando-os com premiações; promover a cooperação entre professores, profissionais e estudantes das instituições de ensino superior brasileiras; selecionar e capacitar os estudantes para compor as delegações que representarão o Brasil nas competições internacionais relacionadas à Química, entre outros.

As inscrições individuais devem ser feitas até o dia 22 de julho de 2024, neste link. Na inscrição, informe o código INEP de seu curso:

Código INEP Curso
33341 Habilitação Fundamental / Núcleo Geral
118438 Habilitação Tecnológica – Ênfase Ambiental
118436 Habilitação Tecnológica – Ênfase Em Alimentos
118442 Habilitação Tecnológica – Ênfase Em Materiais
118440 Habilitação Tecnológica – Ênfase Gestão de Qualidade

Em caso de dúvidas ou dificuldades na inscrição, entre em contato com o Serviço de Graduação do IQSC.

A seleção será realizada em duas etapas: a primeira fase acontece on-line no dia 3 de agosto com questões de múltipla escola; a segunda, presencial (em local a ser definido), no dia 14 de setembro, com questões analítico-expositivas. A premiação acontece na classificação geral e nas modalidades: Química Geral, Química Inorgânica, Química Analítica, Química Orgânica e Físico-Química.

O conteúdo programático e outras informações estão disponíveis no Edital n. 04/2024

por Sandra Zambon/IQSC