Universidade de São Paulo
|
USP.br
|
Links úteis
|
Temos orgulho de ser a melhor graduação em química do país no Ranking Universitário Folha de S.Paulo;[1] também obtivemos nota máxima em todas as edições do Guia da Faculdade Estadão.[2]
Como um todo, a USP é a maior universidade da América Latina, referência em ensino e pesquisa. Saiba mais
Arte sobre foto/USP Imagens e Jornal da USP
100% de nossos professores são doutores, e sua maioria absoluta trabalha na USP em regime de dedicação integral.
24% dos professores em atividade no IQSC estão entre os cientistas mais relevantes do mundo.[3]
Conheça alguns deles neste videocast
Foto: Henrique Fontes/IQSC
Viva uma experiência universitária única e enriquecedora, dividindo o campus com outras quatro unidades de ensino, com a possibilidade de:
Foto: Maurício Duch/São Carlos em Rede
Conte com o suporte de laboratórios de ensino de excelência, com espaço e equipamentos adequados para a realização eficiente de análises químicas e o suporte de uma equipe de químicos capacitada.
Há também uma sala informatizada de uso livre para estudantes da graduação, com computadores e impressora, além de internet sem fio de alta velocidade em todo o campus.
Foto: Divulgação IQSC
No IQSC você será protagonista de um processo de aprendizagem formativo e cidadão, centrado no aluno, que incentiva a autonomia e a criatividade.
Nossa abordagem integra diversas subáreas da química e envolve projetos de pesquisa, estágios, intercâmbios e viagens didáticas.
Foto: Sandra Zambon/IQSC
Aqui você terá à disposição um suporte integral para seguir estudando na USP São Carlos, como:
Foto: Leandro Okamoto/Flickr
Referência nacional em educação, pesquisa e empreendimentos de alta tecnologia.
Somos a cidade com maior índice de doutores por habitante da América Latina – um doutor para cada 100 habitantes.[4][5]
Sediamos dois centros de pesquisa Embrapa, multinacionais como Electrolux, Faber-Castell e Volkswagen, parques de alta tecnologia, diversas startups e incubadoras de empresas.
Foto: Norden
Duas grandes universidades públicas, uma unidade Sesc, entidades municipais e diversos grupos organizados promovem campeonatos esportivos; festas; espetáculos, festivais e mostras de artes; e eventos de divulgação científica.
Por conta das universidades, gente de todo o Brasil e até de outros países se encontram aqui.
Conheça, por exemplo, o Festival Contato e o Pint of Science .
Foto: Dtrip Eventos/Flickr
O clima de interior que ainda existe na cidade se reflete na qualidade de vida dos moradores. Aqui o Índice de Desenvolvimento Humano é considerado muito alto, entre os 30 melhores do Brasil.[6]
A área urbana ocupa menos de 10% da área total do município, o que, aliada a uma baixa densidade demográfica, faz com que tenhamos menos poluição atmosférica, sonora e visual que nos grandes centros, faz com que o tempo de deslocamento na cidade seja baixo, favorece caminhadas e pequenos negócios locais.
Foto: Caminhos me Levem/Blog
No centro do estado paulista, a cidade fica às margens da Rodovia Washington Luís.
São 244 km até a capital, 146 km até Campinas e 101 km até Ribeirão Preto.
Arte: Rede de Estudos Rurais
A USP é uma universidade pública e gratuita. Para que mais pessoas tenham a oportunidade de entrar e permanecer na USP, contribuindo com a sua excelência, foram implementadas políticas que promovem a diversidade no acesso e melhores condições de permanência na universidade.
No acesso, a USP passou a oferecer vagas reservadas no vestibular para estudantes de escolas públicas e pessoas autodeclaradas pretas, pardas e indígenas. Criou também o Enem-USP, processo seletivo para vagas na graduação que usa a nota no Enem, o que amplia inclusive o alcance geográfico dos candidatos. Tal movimentação é expressa em indicadores como este: em 2024, mais 55% dos ingressantes na USP são de escolas públicas. [7]
© 2016-2024 | IQSC/USP | Produzido por STI