USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

Formas de Ingresso

Os cursos de graduação do IQSC – assim como todos os cursos de graduação da USP – são gratuitos. O ingresso é feito das seguintes formas:

Vestibular

Organizado pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), a prova é realizada todo ano e é responsável por selecionar a maior parte dos alunos.

As normas do concurso devem ser consultadas no Manual do Candidato, publicado anualmente no site da Fuvest .

As informações sobre o último processo podem ser conferidas aqui .

Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Enem-USP

No processo organizado também pela Fuvest, você concorre com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em até três cursos de uma das áreas de conhecimento – para os cursos do IQSC, em Ciências Exatas e Tecnológicas. A seleção dos candidatos é feita por classificação conforme a pontuação obtida no Enem.

Como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um outro processo seletivo, você concorre às vagas na USP independentemente das vagas nas universidades que participam do Sisu.

Confira a página do Enem-USP .

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Provão Paulista

Se você cursou o ensino médio em uma escola pública do estado de São Paulo, pode concorrer a uma vaga na USP com sua nota do Provão Paulista, organizado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Saiba mais

Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Competições do conhecimento

A USP oferece vagas para o ingresso de estudantes de ensino médio que participaram de competições acadêmicas nacionais e internacionais.

Para concorrer a uma vaga no Bacharelado em Química do IQSC, você deverá ter participado ou ter sido premiado há, no máximo, dois anos em uma destas competições .

Saiba mais

Foto: Andressa Heloisa Bagatelo e Letícia Veloso Ferreira

Nessas quatro principais formas de ingresso, a USP adota política de cotas sociais e raciais, que envolve a reserva de vagas para alunos oriundos de escolas públicas e para autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPIs) egressos da escola pública.

Essas quatro formas de ingresso não se excluem, ou seja, você pode tentar mais de uma no mesmo ano!

Veja a distribuição dessas vagas no IQSC

Confira outras formas de ingresso

Foto: Vista do campus de São Carlos. Marcos Santos/USP Imagens

Transferência interna

Se você já é aluno USP e gostaria de estudar no IQSC, um caminho é a transferência interna. Caso haja vagas remanescentes no curso de Bacharelado em Química, as inscrições são abertas no início do ano, por meio de edital específico.

A seleção é feita a partir da análise do histórico escolar de sua unidade de origem e é classificatória.

Confira o andamento do último processo.

Transferência externa

Também é possível estudar na USP a partir do processo de transferência externa, realizado pela Fuvest. É aceita a transferência voluntária de estudantes de curso superior de graduação, condicionada a existência de vagas e aprovação em processo seletivo com normas estabelecidas pelo Conselho de Graduação.

A divulgação do edital de transferência ocorre anualmente, em geral no mês de abril.

Para mais informações sobre as provas, veja o site da Fuvest  e os editais do último processo .

Confira o andamento do último processo.

Estudante especial da graduação

O IQSC também aceita, em disciplinas isoladas e com vagas disponíveis, inscrições de estudantes que não estejam matriculados na USP e que concluíram o ensino médio, observados os termos da Resolução CoG 3757 de 1990 .

As inscrições devem ser realizadas por meio do Serviço de Graduação, com a entrega deste formulário, nas datas estabelecidas no calendário escolar .

Consulte aqui as disciplinas oferecidas  no IQSC.

Portadores de diploma do curso superior

Caso haja vaga, pessoas portadoras de diploma de curso superior devidamente registrado podem se matricular no curso de graduação do IQSC, observados os termos da Resolução CoG 3823 de 1991 . A classificação é feita a partir de análise do histórico escolar, nas datas estabelecidas no calendário escolar .

Confira o andamento do último processo.

Estrangeiros

Candidatos estrangeiros também podem concorrer a uma vaga na USP, tanto por meio do vestibular da Fuvest como pelo Enem USP.

Há também o Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G), que oferece oportunidade de formação superior a estudantes de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordo educacional, cultural ou científico-tecnológico.

Confira aqui os detalhes e como se inscrever.