USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

Bacharelado em Química

VAGAS ANUAIS: 60 (43 Vestibular + 7 Enem-USP + 10 Provão Paulista)
DURAÇÃO IDEAL: 8 a 9 semestres
PERÍODO: Integral
COMO SE INSCREVER: Vestibular | Enem-USP | Provão Paulista | Outros

Sobre o curso

O Bacharelado em Química é um curso da área de ciências exatas que tem por objetivo  a formação sólida do profissional químico. Da maneira como foi estruturada, essa formação permite que você atue em atividades de pesquisa científica, de desenvolvimento tecnológico e de processos regulatórios, seja no meio acadêmico, em instituições de pesquisa, em agências regulatórias governamentais ou na indústria química.

O que você vai estudar?

No itinerário básico do curso, você desenvolverá capacidades de escrita e leitura em linguagem científica, aprenderá fundamentos gerais da química teórica e experimental, e completará sua formação científica com disciplinas de física e matemática.

O curso também discute questões como globalização e internacionalização, empreendedorismo, ética e responsabilidade social. Além disso, você terá incentivo para realizar disciplinas optativas voltadas para assuntos de seu interesse.

Ao longo dos anos, você terá contato com conhecimentos fundamentais de diversas áreas da química, como:

  • química analítica;
  • química orgânica;
  • química inorgânica;
  • físico-química;
  • bioquímica.

Essas disciplinas oferecerão os conhecimentos e habilidades necessárias para as múltiplas áreas nas quais você pode atuar depois de concluir a graduação. Para além dessas áreas, o curso é organizado em habilitações e ênfases. Saiba mais.

O que você vai fazer?

Aqui no IQSC, você receberá preparo para atuar com autonomia em diversas áreas socioeconômicas que envolvem a transformação da matéria, controlando produtos e métodos, desenvolvendo novas tecnologias e processos sustentáveis, tudo isso com abordagens criativas à solução dos problemas.

Entre as possibilidades de atuação, estão:

Alimentos

Analisar as reações que ocorrem no interior de alimentos e bebidas; garantir a qualidade e segurança dos produtos; desenvolver novos produtos alimentícios, como os nutracêuticos.

Empreendedorismo

Desenvolver produtos e serviços inovadores em química em seu negócio próprio, prestar consultorias, colaborar com outras empresas e instituições.

Energia

Atuar no desenvolvimento de fontes de energia sustentáveis e processos energéticos eficientes.

Gestão de qualidade

Analisar e liberar produtos conforme padrões de qualidade, monitorar procedimentos químicos e garantir sua excelência, realizar auditorias internas, treinar equipes em boas práticas.

Indústria química

Criar e supervisionar processos, controlar a qualidade, promover o desenvolvimento responsável de novos produtos.

Instituições de pesquisa

Investigar novos compostos, reações, materiais e tecnologias; colaborar em projetos de pesquisa com cientistas de diversas áreas e países; realizar atividades de divulgação científica.

Materiais

Propor novos métodos de síntese e preparação de materiais, desenvolver novas aplicações tecnológicas de materiais.

Meio ambiente

Monitorar poluentes, desenvolver tecnologias de tratamento de resíduos, prestar assessoria ambiental.

Saúde

Trabalhar com desenvolvimento de fármacos eficientes, controlar a qualidade em indústrias farmacêuticas e agências regulatórias governamentais.

Histórico

O curso de Bacharelado em Química da USP em São Carlos foi criado em 1973, vinculado ao Instituto de Física e Química de São Carlos (IFQSC). Em 1994, este instituto se desmembrou, dando origem ao Instituto de Química de São Carlos (IQSC) e ao Instituto de Física de São Carlos (IFSC).

Quando foi instituído, o curso começou recebendo 20 ingressantes anualmente e, em 1984, foi ampliado para 40 vagas, com oferecimento das duas habilitações ainda hoje disponíveis: fundamental e tecnológica.

A partir de 2004, o número de vagas aumentou para 60, e foram criadas quatro ênfases na habilitação tecnológica: química de alimentos, química ambiental, química de materiais, e gestão de qualidade em química. Mais recentemente, novas formas de ingresso foram incluídas, e a estrutura curricular passou por diversas atualizações para se manter alinhada às diretrizes educacionais e às necessidades do mercado. Saiba mais

Edifício Casa D’Itália, no centro da cidade, onde o curso começou em 1973.
Hoje, o edifício é tombado pelo Condephaat por seu valor cultural para o município e abriga o Centro de Difusão Científica e Cultural da USP.

Foto: Fundação Pró-Memória de São Carlos